ÉTICA E MORAL

                                                                 
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                                                ÉTICA E MORAL
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                           Apresentação
Nada acontece por acaso ou por simples geração espontânea. Tudo tem um começo,um porque,uma história.Também este trabalho não caiu pronto do  céu,nem nasceu da noite para o dia.Ele é fruto de um processo pedagógico e trata se,portanto,de uma experiência concreta.
No trabalho educativo não há conclusões, nem formaturas, somos todos eternos estudantes. Neste sentido,este trabalho que ora apresentamos pertence ajudar a todos na caminhada educativa,sugerindo reflexões e ações a partir de temas e datas que fazem parte do cotidiano da vida das pessoas Principalmente as envolvidas com uma educação que promova cidadania.
Precisamos evitar o ativismo e também a pura teoria.Queremos pensadores fecundos, criativos e eficazes. Isso é possível por meio de um estudo refletido,meditativo,avaliativo.E,sem dúvida,traduzido em praticas concretas na vida,que serão novamente objecto de reflexão.
É bastante comum encontrarmos expressões e defesas sobre a falta de ética na sociedade, incluindo aqui todas as instituições. Parece,muitas vezes,que burla a lei é a “lei”que vale .Acreditamos que é justamente por esse motivo,e outros,que existe a necessidade de uma reflexão ética,seja na família,na escola,no trabalho.É aqui,no entanto,que surge o grande desafio.Como isso poderá ser feito?Como poderemos fazer uma pedagogia ética?
Certamente não queremos uma ética já elaborada, pois a pedagogia ética, longe de ser a maneira de transmitir uma ética previamente estruturada,é a arte de elaborar a ética a partir do que se evidencia como desejável e até indispensável,para que a comunidade humana em que se vive e as pessoas que a integram sejam mais humanas, mais alegres, mais justas, mais elas mesmas. A questão que se coloca é de saber como elaborar a ética a partir da realidade humana dada?Como descobrir o caminho que leva do que se é ao que se é chamado a ser?
Uma discussão ética para estabelecer normas morais de conduta não deve ser feita somente sobre as grandes questões que são noticia nos pais. A simples reflexão sobre os costumes e os valores que deveriam ser praticados numa sala de aula,por exemplo é uma reflexão ética importantíssima.
São estas pequenas reflexões que levam as pessoas a tornarem-se mais conscientes e a sentirem o valor de refletir sobre o comportamento,a cultura, o justo e o injusto, o bom e o mal, o válido e o não válido. Ou seja:o valor da reflexão ética.E não há lugar,nem tempo especifico para fazer isso,todo lugar e qualquer tempo são propícios para refletirmos sobre os  valores da nossa vida.A construção coletiva não é subordinação,é complementação através das singularidades de cada um .
Foi partindo destas convicções que surgiu a ideia de escrever um livro que ajudasse educadores e educando a fazer uma ética a partir da vivência do dia a dia.
No entanto, a ética, entendia como reflexão acerca das normas morais vividas em comunidade, precisava colaborar para a concretização da cidadania,ou seja, garantir formas de participação para que as pessoas vivam relações coerentes e justas em igualdade de condições.
A cidadania é uma prática. não é simplesmente a compreensão passivada realidade e ,como tal,ela deverá estar sempre sujeita a reformulações teóricas que lhe reorientem a resolução dos problemas que atingem a vida da comunidade(Martim.2000,p.57)Assim,evidencia-seu estreito relacionamento entre ética e cidadania.


                       Obrigado a todos e bom trabalho!
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Ética e moral são termos que não raras vezes se confundem.Para diferenciar ética de moral,é importante evidenciar o significado etimológico destas palavras.
A palavra moral tem sua origem de um vocábulo da língua latina :mos (singular) e mores (plural). significa costume ou regras que determinam a vida .Assim , pode-se afirmar que a moral indica normas e valores que orientam a vida do ser humano para a convivência social.
para Nunes(2000,p 3), a moral define o que é certo ou errado, justo e injusto , licito, permitido e proibido.
Determina ações e atitudes que devem ser dotadas pelas pessoas .Mas quem valida tais determinações e quais são os parâmetros utilizados para dar credibilidade aos deveres morais?A resposta poderia ser fácil:as coletividades.No entanto, cada coletividade comunga de ideais diferentes, o que se faz várias morais coexistirem no interior das coletividades.

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